Você utiliza cartão de crédito?

O cartão de crédito é o grande vilão das contas de 95% dos brasileiros que o utilizam. Não estou falando daqueles que usam o cartão de crédito para ganhar dinheiro. Que trabalham com compras/vendas na internet, etc. Neste caso ele é bem vindo.

Mas na maioria dos casos, ele é usado só para "facilitar" as compras. Ai é sempre a mesma história, está tudo indo muito bem até que derrepente lá vem a fatura do cartão de crédito e dá aquele soco no estômago do cidadão.

Acaba gastando o dinheiro que era para pagar as contas do mês para cobrir a bendita (maldita) fatura.

E o que você faz para pagar as suas contas do outro mês então? Entra novamente no cartão de crédito.

Essa é uma das rodas vivas que muitos brasileiros vivem. Ela simplesmente não permite a evolução financeira do indivíduo, pois ele sempre estará devendo um mês das suas contas.

Outra roda viva que atropela qualquer planejamento monetário é o Cheque especial. Esse também desequilibra qualquer família. E o buraco é fundo igual o do cartão de crédito.

Para se livrar do Cheque especial, você tem que planejar bem suas contas, cobrir ele, e segurar a onda, para pagar as contas e levar até o próximo salário sem usa-lo de novo. Depois que fizer isso, nunca, mas nunca mais use ele de novo!

No caso do cartão de crédito, é cancela-lo!

É isso mesmo! Não isso não é impossível, muitas pessoas no Brasil e no mundo vivem sem cartão de crédito, e um bocado delas já teve um, experimentou a liberdade que escravisa, e jogou fora. (Eu sou um deles.)

Basta ligar para o 0800 que vem na fatura e pedir o seu cancelamento, a atendente muito solicita tentará todos os ártifices para te manter com ele (tirará as taxas, aumentará o limite, etc) mas seja forte, não precisa ser grosso, mas seja direto e reto, e tire este buraco negro do seu céu financeiro.

Depois de cancelar seu cartão de crédito, você talvez passe sufoco durante um mês, tenha que se apertar para cobrir as contas básicas, e tenha que segurar naqueles gastos bobos, mas depois você vai sentir uma coisa que vale muito mais. A paz de espírito de saber que não vai bater na sua conta nenhuma cobrança inesperada. Aquela comprinha que você fez mas esqueceu, pois é, a operadora de cartão de crédito não esquece nunca!

Outra coisa, sem o cartão de crédito, não compramos o que queremos, só compramos o que podemos comprar, e se queremos algo, temos que fazer um esforço a mais para adquiri-lo. Será mais um motivo para cortar aqueles gastos desnecessários e começar a poupança que irá garantir tranquilidade no seu futuro...

Livre-se do seu cartão o mais rápido possível. No dia que você fizer isso irá sentir um frio na barriga, e uma sensação estranha de fiz besteira. Mas a tranquilidade que vai reinar nos seus dias dali pra frente vão te fazer nunca mais querer um daqueles de novo.

Esse é um dos primeiros passos para a liberdade financeira. Mostre que você já é instruido financeiramente, e livre-se deste mal.

Se você não está disposto a fazer isso, não adiantará quase nenhuma das dicas que darei aqui.

A escolha é sua. Continuar enriquecendo bancos, ou enriquecer a si mesmo?!

Você Decide!

Um comentário:

  1. Pessoal, estavo totalmente descontrolado, até achar o webfinan. Um sistema financeiro que me ajudou muito, fazer o controle de minhas dividas. Recomendo a todos. www.webfinan.com.br

    ResponderExcluir