Você sabe o que é liquidez ?

Liquidez é uma referência ao prazo e a que custo um investimento transforma-se em dinheiro “vivo”.

Falta de liquidez é ruim, mas excesso de liquidez pode não ser bom.

As notas e moedas que mantemos em nossos bolsos são consideradas perfeitamente líquidas. Os imóveis, por sua vez, são bens pouco líquidos. Negócios próprios são, geralmente, menos líquidos ainda.

Vamos explicar isso com um exemplo: Suponha que você tenha uma pequena casa de campo. Se colocar à venda, certamente terá que esperar muitas semanas até que alguém faça uma oferta. Se precisar vendê-la imediatamente, deverá aceitar um preço bem abaixo daquele desejado inicialmente. Esse será o custo de transformar em dinheiro vivo um bem pouco líquido.

Como exemplo vamos fazer uma lista de classificação de liquidez:

  1. Dinheiro Vivo
  2. Poupança
  3. Fundos de Renda Fixa
  4. Ouro
  5. Ações
  6. Imóveis
  7. Negócios Próprios

Vamos agora a mais alguma dicas:

  • Seus objetivos têm que se enquadrar à realidade. Querer atingir um objetivo é uma coisa, poder atingi-lo é outra.
  • Lembre-se: uma caminhada começa sempre com o primeiro passo.
  • Mantenha-se informado quanto aos rendimentos das aplicações financeiras.
Agora é hora de botar em prática o que vem aprendendo aqui. Se você ainda não começou, inicie a sua poupança hoje mesmo. Não importa quanto dinheiro vai haver lá agora, com um pouco todo mês você pode fazer a diferença no futuro!

Estude também alguns fundos de renda fixa como o Tesouro Direto. É um fundo seguro e bem rentável. Em breve irei falar mais sobre ele aqui!

Se você tem alguma dúvida, sugestão, ou quer nos contar sua experiência, envie um email para educacaofinanceiraonline@gmail.com que poderemos falar da sua história na próxima postagem do nosso blog!

Sejam felizes e tenham sucesso!

7 comentários:

  1. Liquidez é um assunto muito "flutuante" e dificil de entender, mas lendo esse post, esclareceu na minha kbça. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. > zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras

    *Bom esse é um insiso de um artigo da lei, eu apesar de ter lido esse post ainda nao entendi, seria possivel me explicar ?
    Agradeço desde já.
    Maisa Ramalho.

    ResponderExcluir
  3. me desculpe escrevi "inciso" com 's' .
    By: Maisa Ramalho

    ResponderExcluir
  4. Zelar pela Liquidez das instituições financeira é zelar para que as instituições financeiras tenham valor real, em dinheiro, líquido. Para não acontecer por exemplo o que aconteceu nos EUA que alguns bancos quebraram pois havia uma "bolha" de crédito que não tinha valor líquido. Acho que é isso. Abs

    ResponderExcluir
  5. Excesso de liquidez é dinheiro sobrando na praça, o que é visto como algo ruim; o contrário é igualmente ruim.. tal como a inflação é algo danoso, assim como a deflação. Onde, então, se localiza o ponto de equilíbrio?

    ResponderExcluir
  6. esclareceu minha duvida . obrigado

    ResponderExcluir
  7. Mr. Oldfields, depende do que o governo quer. Antes da crise mundial, o governo aumentava os juros, segurando o crescimento econômico do país, para segurar a inflação. Mas isto só aumentava na verdade os rendimentos para eles, e a inflação continuou comendo solta, mas desta vez silenciosamente, escondida atrás de indicadores duvidosos. Após a crise, para manter o consumo e assim não entrar na onda da crise dos EUA e Europa, ele está abaixando os juros para incentivar o consumo e não para o crescimento. Na verdade é tudo jogo de interesses e no final quem paga o pato é o consumidor. Eles incentivam a facilitação do crédito, e diminuem os impostos sobre alguns produtos, é a forma que mantém a maquina girando. Agora já até tarifaram as poupanças e diminuíram os seus rendimentos, para incentivar o investimento em renda fixa, para o brasil poder pagar pelo menos os juros das suas dívidas. O nosso país é muito rico, e um dos mais tributados do mundo. Mas infelizmente os políticos atuais não pensam no bem da nação e por isso ainda não somos uma das nações mais ricas do mundo.

    ResponderExcluir